Notícias Artigos

Cuidado com a integridade das informações que está transmitindo para o Fisco

Como sabemos o Sped vem cada vez mais forte com o intuito de combater a sonegação fiscal, sendo assim a arrecadação de impostos vem crescendo de forma absurda e os empresários deverão ficar sintonizados com as exigências da atualidade.

Como sabemos o Sped vem cada vez mais forte com o intuito de combater a sonegação fiscal, sendo assim a arrecadação de impostos vem crescendo de forma absurda e os empresários deverão ficar sintonizados com as exigências da atualidade. A Receita Federal a cada dia vem utilizando alta tecnologia, gerando no contribuinte uma certa preocupação em relação a veracidade das informações que estão sendo enviadas na escrituração, em resumo todos os dados enviados no arquivo são cruzados de forma que é rápido a identificação de uma fraude.

Hoje em dia o contribuinte basicamente vive em uma especie reality show, sendo observado constantemente sem poder fazer nenhuma manobra fiscal a qual era fácil efetuar na época do processo manual. No mundo automatizado o empresário ganhou um grande aliado o Sistema de Gestão Empresarial o principal responsável pela geração do arquivo de SPED, abaixo vou falar o papel de cada profissional envolvido na operação (Empresário, Analista de Sistema "Representante da empresa de Software" e Contador):

Empresário:

É a responsável pela entrega do SPED e, caso algo saia errado, será a única prejudicada com multas e sanções fiscais. É conveniente que estabeleça os contatos entre a software house e o contador e acompanhe os resultados, intermediando o processo para evitar desgastes entre as equipes.

Analista (Representante do Software):

Geralmente é quem controla as operações de compra, venda, estoque e financeiro da empresa, por isso é detentora de inúmeros dados necessários ao SPED. É conveniente que exporte essas informações para o sistema fiscal da contabilidade e, atualmente, o caminho mais conveniente é fazer isso através do próprio leiaute do SPED.

Contador:

De forma geral, é o responsável pela validação e apuração dos impostos através dos recursos de seu sistema fiscal.

A partir da explicação acima entendemos as obrigações do contador e empresário e que é importante um bom software para controlar a sua empresa e gerar os arquivos de escriturações de forma correta segura.

Escrevi a públicação no blog Mr. Sped: http://mrsped.blogspot.com.br

CAIO PORTUGAL COPYRIGHT© 2016 a o contribuinte basicamente vive em uma especie reality show, sendo observado constantemente sem poder fazer nenhuma manobra fiscal a qual era fácil efetuar na época do processo manual. No mundo automatizado o empresário ganhou um grande aliado o Sistema de Gestão Empresarial o principal responsável pela geração do arquivo de SPED, abaixo vou falar o papel de cada profissional envolvido na operação (Empresário, Analista de Sistema "Representante da empresa de Software" e Contador):

Compartilhar